Blogs

Como Fazer Projetos de Climatização Para Escolas, Faculdades e Outras Instituições de Ensino

Climatização de escolas e outras instituições de ensino não é simplesmente comprar ar condicionados e sair instalando, é necessário a elaboração de um estudo aprofundado para elaboração de um Projeto de Climatização, tanto para a compra dos equipamentos corretos, como também para que ele fique conforme a legislação do setor.

Estudos apontam que salas de aula climatizadas reduz o estresse, a ansiedade e proporciona melhorias significativas na produtividade, pois aumenta a capacidade de concentração e proporciona mais conforto e bem-estar aos professores e alunos.

Segundo informações do grupo DN Qualindoor, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), a má qualidade do ar interno reduz em até 15% a capacidade de aprendizado.

A falta de conforto térmico provoca um desgaste maior em nosso corpo, gerando mais cansaço, indisposição e outros inconvenientes praticamente você já deve ter passado ao estar em ambientes que não são climatizados.

A grande verdade é que O ar condicionado deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser um item indispensável em escolas e outras instituições de ensino. Ao estudar em um ambiente sem climatização, é perceptível o desconforto e o quanto isso influencia na produtividade e qualidade do aprendizado.

Por parte de todas as intuições de ensino, há uma crescente demanda também para isolamento de barulho externo nas salas de aula e os equipamentos de climatização são uma excelente solução para manter salas de aulas silenciosas e climatizados. 

Esse projeto é elaborado levando em consideração a carga térmica dos ambientes. É feita toda uma análise observando vários fatores, como exemplo: A quantidade de pessoas que circulam no local, o tamanho do ambiente, quantidade de equipamentos eletrônicos, o que pode ser feito dentro da norma com base no orçamento disponível, as influências do clima e das estações do ano, além de outras análises técnicas para definir uma melhor solução para a climatização de uma escola ou qualquer outra instituição de ensino.

Praticamente em 100% dos casos é necessário a elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), pois são instalados muitos ar condicionados e, de acordo com uma determinação da Anvisa, estabelecimentos que o somatório dos ar condicionados instalados dê 60 mil BTUS ou mais, é necessário a elaboração do PMOC para garantir a qualidade do ar e operar conforme a lei obriga. As escolas e instituições de ensino que não cumprirem com essa determinação, podem levar uma multa de até R$ 200 mil e a fiscalização é muito rigorosa.

Outro fato importante é sobre esse assunto é a economia de energia e redução de custos em geral, pois são vários os casos que são comprados equipamentos errados e que só contribuem para o aumento de energia.

Um Projeto de Climatização para instituições de ensino não é focado somente nas salas de aula, mas também são contemplados a sala dos professores, biblioteca, sala da coordenação, secretaria, refeitório, laboratório, dentre outras áreas ou departamentos.

Várias são as instituições de ensino que podem e devem elaborar um Projeto de Climatização, como exemplo: Faculdades, Escolas Cursos Profissionalizantes e Técnicos, Cursinhos Preparatórios, Escolas de Idiomas, dentre outros.

A Clime é uma empresa especialista em Projetos de Climatização para Escolas e outras Instituições e Ensino. Caso esteja precisando de um, clique aqui para solicitar um atendimento da nossa equipe.