Blogs

Higienização dos equipamentos no cenário pós Covid

Publicado no site da ABRAVA (abrava.com.br), o engenheiro Arnaldo Parra, escreveu uma série de cuidados essenciais para reativação dos sistemas de climatização. Você pode conferir o texto na íntegra aqui no blog da Clime.

"Muitas pessoas deixaram de frequentar ambientes de trabalho durante o período da pandemia da COVID-19 a que fomos submetidos. Com isto, os sistemas de climatização de maneira geral foram simplesmente desligados, e permanecem assim há dias e semanas.

Entretanto, cabe um alerta para a REATIVAÇÃO dos sistemas de ar condicionado, após longo período desligados. Para isto, é preciso entender um pouco, como funciona um equipamento de climatização.

 

O equipamento de ar-condicionado

Formado por gabinetes, ventiladores de pás ou turbinas, filtros, serpentinas. Na parte da serpentina de resfriamento, é natural que se produza água de condensação, própria do processo. Esta água normalmente é extraída numa bandeja e despejada na tubulação de drenagem. Os filtros que são encarregados de reter impurezas, ficam bem próximos às serpentinas e bandejas.

Com a parada total dos sistemas, a água que se formou nas serpentinas, pode não ter sido escoada totalmente, aumentando assim a umidade dos filtros próximos, permitindo assim condições de proliferação de alguns tipos de fungos.

 

Os fungos e bactérias

Estes fungos são normalmente removidos durante os procedimentos de manutenção preventiva – PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), por meio das atividades de limpeza e bandejas, ventiladores e filtros permanentes, ou troca de filtros descartáveis.

Estes fungos são perceptíveis tanto visualmente (com formação de bolor nos componentes) como pelo olfato (cheiro de mofo).

 

Medidas imediatas

É importante estabelecer a eventual extensão de contaminação ou acúmulo de poluentes, tanto nos equipamentos, quanto nos acessórios e salas de máquinas. Também é importante a avaliação do estado de limpeza, conservação de dutos e tomadas de ar externo, realizando se necessário sua limpeza.

Assim, a recomendação é que ao retornar às atividades dos ambientes climatizados, que seja realizada previamente uma rigorosa revisão de todos os equipamentos, a fim de que tais impurezas sejam removidas dos sistemas, antes da Retomada e início de suas operações. A avaliação da qualidade do ar por laboratório especializado é também muito importante, para assim validar e assegurar o asseio e higienização dos sistemas de climatização.

Outras medidas adicionais, que podem favorecer a qualidade do ar, incluem a aplicação de produtos químicos adequados (fungicidas e bactericidas), para a devida sanitização de serpentinas e bandejas.

 

O objetivo deste cuidado, é preservar a saúde e o bem estar dos ocupantes destes ambientes climatizados. Podemos, portanto, concluir que o cumprimento rigoroso de todas as atividades do PMOC será fundamental para manter os ambientes climatizados dentro de seus padrões exigidos pelas Autoridades Sanitárias.

Lembrando que uma das formas de transmissão do SARS-Cov-2, é pelo ar. Dentro desta perspectiva, notamos a importância de manter os ambientes também perfeitamente higienizados, com as demais medidas exigidas pelas Autoridades Sanitárias.

 

Manter o sistema de ar condicionado com adequada renovação de ar ajudará a diluir os poluentes, desta forma atuando como prevenção para diversas moléstias, inclusive as virais. Filtros sempre limpos e em bom estado, ajudam a reter partículas em suspensão, desta forma auxiliando a remover contaminantes.

 

Profissionais capacitados e especializados

Vale lembrar, que para ambientes de uso público e coletivo, os serviços de PMOC – Manutenção, devem ser executados somente por profissionais devidamente habilitados e especializados neste particular.

Para as empresas de Prestação de Serviços do PMOC, todos os procedimentos devem ser implementados com o uso constante de EPI – Equipamentos de Proteção Individual, para o desempenho normal das atividades de limpeza e higienização dos sistemas de climatização.

Vale REFORÇAR a indicação e exigência rigorosa de uso dos seguintes EPI durante as seguintes atividades:

  1.  Uso de máscaras e luvas, na manipulação e manejo de filtros de ar descartáveis ou filtros permanentes
  2.  Uso de máscaras e luvas durante os processos de limpeza e higienização tanto dos filtros permanentes, bandejas de condensação, serpentinas, ventiladores e demais componentes;
  3. Remoção dos filtros descartáveis somente através do uso de sacos plásticos (sacos de lixo);
  4. Reforço no asseio e limpeza de todas as salas de máquinas;

 

Instruções adicionais:

  • Todos os filtros de ar novos deverão estar armazenados em embalagens apropriadas, sem o contato com o ar antes de seu uso efetivo.
  • As salas de máquinas deverão estar totalmente limpas, livres de objetos quaisquer, com suas portas trancadas, com entrada somente de pessoas autorizadas;

"

 

Por Eng. Arnaldo L. Parra

Engenheiro mecânico

Diretor de Relações Institucionais da ABRAVA

Especialista em PMOC