Blogs

Ar condicionado - Consertar ou trocar?

Em qual estado vale mais a pena trocar ou reparar o ar condicionado? Confira aqui qual é o melhor timing para fazê-lo.

Vai chegando o verão e junto com ele, como sabemos, no país tropical que vivemos, chega também a onda de calor escaldante. O que te salva? Seu aparelho de ar condicionado. Mas é nessa hora que se corre o risco do sistema apresentar algum defeito e se ficar na dúvida: o que mais vale, trocar ou consertar? Há muito a se considerar além do dinheiro, veja só:
 
Tempo e tipo de sistema:
Caso seu aparelho tenha por volta de dez anos ou mais, é recomendável trocá-lo. Caso contrário, a marca seria 50%, ou seja, caso o conserto seja maior ou igual a metade do valor de um aparelho novo, vale comprar um novo, já que a eficiência energética vai melhorar.
 
Manutenção:
Para um aparelho que não é tão velho e está próximo da marca dos 50%, em alguns casos vale uma manutenção minuciosa, que vai aumentar o tempo de vida útil do equipamento. Um bom mecânico ou técnico de ar condicionado pode fazer esse serviço de limpeza completa. Caso você tenha um plano de manutenção preventiva (PMOC), você com certeza vai aumentar muito a vida útil do seu ar condicionado.
 
Sinais de alerta:
É necessário trocar o aparelho em casos como:
  • Quando o mesmo quebra ou desliga sozinho em calor extremo ou quando é muito usado;
  • Cria temperaturas desiguais no ambiente;
  • Faz ruído excessivo, o que geralmente indica sobrecarga.
 
Cada caso é específico, mas esses são alguns indicadores que podem te ajudar na decisão. É sempre bom relembrar que um plano de manutenção preventiva é sempre uma solução mais barata e eficiente para sistemas de ar condicionado.