Blogs

Como Fazer a Limpeza do Ar condicionado

Muitas pessoas só sabem ligar e desligar o aparelho, e isso não é suficiente, é preciso fazer também sua limpeza. Aí te perguntamos, você sabe como fazer essa limpeza do ar condicionado? É simples, mas ainda tem gente que tem dúvidas ou não tem atenção com esse assunto. Então resolvemos explicar nesse artigo o quanto é simples fazer a limpeza do ar condicionado e também a sua importância, evitando riscos a saúde.

Quando passamos a possuir algum tipo de aparelho de ar condicionado do ambiente, é preciso também saber como fazer limpeza do ar condicionado.

Muitos podem ser os problemas de saúde quando não fazemos essa limpeza de forma adequada ou até mesmo não fazemos a limpeza do mesmo.

O nosso país é um dos maiores consumidores de ar condicionado em todo o mundo, principalmente pelo fato do nosso clima ser tropical e as temperaturas muitas vezes ultrapassam níveis absurdos.

Quando passamos a usar um ar condicionado, quase que criamos uma dependência do mesmo, só que é preciso também cuidar bem dele.

Muitas pessoas só sabem ligar e desligar o aparelho, e isso não é suficiente, é preciso fazer também sua limpeza. Aí te perguntamos, você sabe como fazer essa limpeza do ar condicionado?

O simples fato, que na verdade não é simples, de não limpar o aparelho pode causar danos a máquina como também danos graves a saúde.


Dicas de como limpar o ar condicionado da maneira correta

Para entender como fazer a limpeza do ar condicionado, primeiramente é preciso entender mais a fundo a sua importância, já que muitas pessoas não se atentam a isso.

A economia de energia é bem melhor, a vida útil aumenta de forma gradual, e os problemas de saúde podem ser evitados. Essa é a importância de uma boa limpeza no aparelho.

Para fazer a limpeza de maneira correta é importante saber que o mais indicado é que se faça ao menos uma vez por mês sua limpeza. Se você puder fazer a casa 15 dias, melhor ainda!

Geralmente os aparelhos mais usados hoje em dia são os Splits, mais ainda temos bastante uso do ar condicionado de janela, dessa forma vamos dar algumas dicas de como fazer a limpeza de ambos.

Uma informação bastante importante antes de começar a fazer a limpeza é a retirada do plug da tomada.


Como Fazer a Limpeza do Ar Condicionado Split ?

Existe um painel frontal o qual você pode abri-lo com cuidado e fazer a retirada dos filtros. Caso você note após a retirada dos filtros que a parte de dentro este muito suja, use um pano úmido apenas com água e passe para limpar.

O mais indicado na limpeza dos filtros é que os mesmos devem ser limpos com a ajuda do aspirador de pó, caso não tenha, use um pano.

Resumindo: Após tirar o excesso de poeira e sujeira, lave-os com água corrente, para secar é importante que isso seja feito a sombra. Feito isso é só colocá-los de volta no aparelho.

Como Fazer a Limpeza do Ar Condicionado de Janela ? 

A limpeza é muito parecida, só que o pano para uma possível limpeza interna não precisa estar úmido e sim, seco.

É importante se atentar que cada aparelho tem seu modo de retirada do painel, não lave os filtros com água quente nem morna, caso o aparelho mostre algum tipo de entupimento, o mais indicado é que chame um profissional da área.

Agora você já sabe fazer uma limpeza básica em seu ar condicionado, a sua importância e que não há segredos nisso.

Para serviços de maior exigência e se precisar de uma empresa de Climatização em Maceió ou em Recife que atue com Projetos de Climatização, PMOC, Limpeza de Dutos, dentre outros serviços de Climatização de Ambientes, é só entrar em contato com a Clime que nós vamos te ajudar, pois somos especialistas em Climatização de Ambientes! :)