Blogs

Com qual frequência devo fazer a manutenção do meu ar-condicionado?

Fazer a manutenção na frequência correta previne vários problemas, incluindo um gasto alto com energia e problemas de saúde. Saiba qual é o tempo ideal para fazer as manutenções nos aparelhos de ar-condicionado da sua casa.

Nada como entrar num ambiente com ar-condicionado num dia de calor, não é mesmo? Esse é um aparelho que deixa os lugares muito mais agradáveis de se habitar, porém, infelizmente, só lembramos que os aparelhos precisam de revisão e manutenção quando quebram, o que acaba gerando custos muitas vezes negativamente surpreendentes e momentos de muito calor durante a espera da chegada do técnico. Por isso, confira nesse post, qual a frequência ideal para realizar manutenção do ar-condicionado.

Os benefícios de realizar manutenções na frequência certa são muitos. Um aparelho bem higienizado pode evitar doenças, de pequenas alergias, até mais graves como a doença do legionário, além de evitar perda de eficiência do equipamento e também aumentar a longevidade do seu aparelho; sem falar que manutenção preventiva sempre é muito mais barata que uma corretiva.

Especialistas calculam que cada ano sem manutenção reduz a eficiência do equipamento em aproximadamente 15% ao ano. Ao longo de  dois ou três anos, seu aparelho pode estar muito ineficiente e sua conta de energia bem alta.

Então, nossa recomendação é que, para aparelhos de uso doméstico, seja feita uma manutenção ao ano,  já que em casa o uso é menos frequente e o número de pessoas menor; para escritórios, o recomendado é de duas vezes ao ano; e para servidores de computador ou comércios de pequeno porte, três vezes ao ano é o ideal. Já se você tem um ambiente que recebe um número considerável de pessoas e já considera de pequeno-médio porte ou maior, é importante você saber mais sobre o PMOC (plano de manutenção, operação e controle), já que é exigido por lei para sistemas de climatização com mais de 60.000 BTUs.

É importante ressaltar que essa é uma recomendação média e que a frequência ideal pode variar de acordo com a região que você mora, o tipo de ambiente entre muitas outras variáveis. De qualquer forma, quando se organiza, tudo fica muito melhor, mais barato e proveitoso, então, porque remediar?