Blogs

Verão Com Saúde: Siga Essas Dicas e Se Dê Bem

Você gostaria de aproveitar o verão até o último dia da estação, sem prejudicar a sua saúde e se divertindo bastante? Neste artigo, nós vamos apresentar algumas dicas e recomendações para você aproveitar o verão ao máximo, sem fazer mal a sua saúde e se livrando de grandes contratempos.

Você gostaria de aproveitar o verão até o último dia da estação, sem prejudicar a sua saúde e se divertindo bastante?

É preciso ter muito cuidado ao “cair no verão”, pois quem “vai com tudo”, acaba tendo alguns probleminhas que podem ser simples de resolver, mas como também podem ser bastante complicados.

Neste artigo, nós vamos apresentar algumas dicas e recomendações para você aproveitar o verão ao máximo, sem fazer mal a sua saúde e se livrando de grandes contratempos.

Usar protetor solar, tomar muito líquido, tomar sol nos horários corretos... Essas são dicas clássicas que vamos tratar aqui também, mas é sobre um assunto que muitos esquecem e que vamos iniciar nossas recomendações, que é a moderação.

Curta o Verão com Moderação

Quem curte o verão sem moderação, se complica, pois, exagero de sol, exagero de bebidas alcoólicas, exagero de alguns alimentos, exagero de festas... Podem trazer grandes prejuízos a sua saúde, a relação com a sua família/amigos e ao seu bolso. Então, nosso primeiro recado é: Curta o Verão com Moderação! Sempre que você achar que desequilibrou em um dia, tente reequilibrar no outro. A regra é não ser tão exigente assim, mas também não ter regras, pode te complicar, certo?


Qual o Melhor Horário do Sol?

Para bronzear a pele sem correr o risco de queimaduras de sol e até mesmo de problemas sérios como câncer de pele, é recomendado usar um protetor solar, passar ele no máximo de locais que você puder. Use uma marca que gosta ou aquela que seu dermatologista recomendar.

O melhor horário para pegar sol, pela manhã é até as 10hs, no final da tarde é após as 16hs. Sabemos que não é fácil cumprir esse horário em uma época tão badalada como o verão, mas lembre-se do que falamos no início do artigo: Moderação.


Pratique Exercícios

O verão pede praia e muita curtição, mas não esqueça de fazer aquela caminhada ou aproveitar para praticar aquele esporte que você ama ou que você gostaria de começar. Comece nesse verão.

Roupas 
Não fuja da moda e principalmente do seu estilo. Mas não esqueça de investir em roupas leves e frescas,

Tenha uma Programação Variada

Para uns o verão é só praia. Aliado ao verão vem as férias, então é uma ótima combinação para você aproveitar o momento para passear em parques e praças, tire proveito dos passeios noturnos nas orlas marítimas, pegue um cineminha, visite locais culturais, reúna seus amigos para jogar conversa fora, marque eventos com sua família... Praia é bom! Mas só praia... Bom, se você gosta, temos que respeitar, mas outras opções foram dadas.

 

Vai pegar uma praia? Então siga essas recomendações e saia na vantagem!

Proteção total.

Você sabia que, mesmo embaixo de um guarda sol, você não está totalmente protegido? Os raios UV também são refletidos pela areia ou água e isso ele não impede. Por isso, tenha muito cuidado com o tempo que você ficar embaixo de um guarda sol, achando que está totalmente protegido. Se puder ficar em uma barraca, melhor ainda. Repasse o protetor solar de duas em duas horas e use um fator de proteção no mínimo de 30.


Hidrate o seu corpo.

Beba bastantes líquidos e as nossa dicas são água, água de coco e sucos de frutas


Alimentos.

Ao ingerir alimentos, evite frituras (Nós sabemos que não é fácil resistir ao acarajé [kkkk]), mas opte por sempre ingerir alimentos frescos, como saladas cruas e carnes grelhadas, preferencialmente sem molhos. Aposte nas frutas, pois comer frutas na praia é uma delícia, é muito legal o contraste do calor e do sal da praia, com o frescor e doce da fruta.

Não esqueça que o calor do verão interfere no funcionamento de todo o nosso organismo e requer alguns cuidados. As altas temperaturas debilitam a capacidade do organismo de digerir alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, queijos, maionese ou molhos à base de creme de leite. Fique atento que nos alimentos compostos por ovos e leite, pois eles precisam ser rigorosamente refrigerados. Isso acontece porque o calor aumenta a multiplicação de bactérias capazes de provocar intoxicação alimentar.


Bebidas alcoólicas.

Nós sabemos que também não é fácil resistir a elas, principalmente para quem gosta. Então nossas dicas são: Beba com moderação e não dirija! Ah! E não esqueça de ingerir mais água, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo e como você já está sol, a sua perda de líquido será muito grande.


Refrigerantes.


Não é novidade para ninguém os males que o refrigerante faz a saúde. Mas se você ainda não consegue resistir, tome o mínimo possível. Uma dica é você tomar outros líquidos antes de tomar refrigerante, dessa forma, talvez até você perca a vontade...

Crianças.

Esse assunto é importantíssimo! Elas nunca devem ficar muito expostas ao sol e devem sempre está protegidas com o filtro solar.

Como usar a Caixa Térmica da maneira correta.

Se você vai levar bebidas ou alimentos frios em uma caixa térmica, vamos te dar uma dica vai ajudar a você não cometer um erro que todos comentem, que é colocar o gelo primeiro e depois tudo em cima do gelo, o correto é:

- Coloque todas as bebidas em baixo e o gelo por cima das bebidas;

- Por cima do gelo, vc coloca os alimentos que não necessitem ficar muitos gelados, mas que necessitem de um pouco da refrigeração natural gerada pelo gelo na caixa térmica.

Quais os cuidados tomar após o sol?

Se você tem chuveiro quente, a nossa dica é manter ele desligado após um dia de sol. É importante tomar um bom banho utilizando água fria, com um sabonete da sua preferência.

Para hidratar e proteger o cabelo, não esqueça de usar shampoo e condicionador. Muitas pessoas só usam o shampoo, principalmente os homens e isso é um grande erro porque o cabelo fica muito ressecado.

Sugerimos também utilizar um hidratante da sua preferência ou indicado por um dermatologista, pois eles ajudam a acalmar a pele, hidratar e evitar a descamação. Se tomou muito sol, então é muito importante também usar uma loção pós-sol, mas sempre seguindo a recomendação do seu dermatologista.

 

Encerrando...

O  ar condicionado é solução para fugir do calor em ambientes fechados! É natural aumentar o consumo de energia nessa época, mas ele pode ser um problema no verão, pois a estação aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias. Por isso, deve-se limpar os filtros do ar condicionado com frequência e usar purificador ou um balde de água para umidificar o ambiente. Confira neste post Como Fazer a Limpeza do Ar Condicionado.

Bom, para muitos, o verão é a estação mais esperada do ano, como a Clime é uma empresa Nordestina que atua no segmento de Climatização de Ambientes há 10 anos, nos Estados e Alagoas e Pernambuco, nós temos certeza que a espera dos nossos conterrâneos se dá por conta das maravilhosas praias que temos no litoral alagoano e no litoral pernambucano.

Mas é também muito esperada por pessoas de todo o Brasil, pois o turismo também é muito forte nessa época.

Esperamos que essas recomendações possam te ajudar a curtir o verão da melhor forma possível! Não esqueça de registrar todos os momentos e postar em suas redes sociais, compartilhar com a família e amigos.

Não esqueça também, que se você precisar de uma empresa de Climatização em Maceió ou em Recife que atue com Projetos de Climatização, PMOC, Limpeza de Dutos, dentre outros serviços de Climatização de Ambientes, é só entrar em contato clicando aqui, que nós vamos te ajudar, pois somos especialistas em Climatização de Ambientes! :)

 

keyboard_arrow_up